sábado, 28 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO

Desde sua criação, março de 1998, sob a presidência de Cláudio Soares, que recebeu, acatou e realizou uma idéia do sócio Ednilson Leite, que o Festival vem se realizando. Houve uma interrupção por dois anos, e em 2006, já sob a presidência de Jô Albuquerque, o Festec retorna e a partir daí, sempre homenageando um artista da nossa cidade. O primeiro homenageado, em 2006, foi o ator e próprio idealizador do Festec, Ednilson Leite. Em 2007, Wagner Sales, 2008, Severino Florêncio e em 2009, Gabriel Sá. O Festival tem aperfeiçoado vários modos de investir no desenvolvimento da classe artística. E hoje realiza esse grande objetivo na formação de público, contribuindo para a construção da cidadania através da educação na arte de representar; estimulando a formação de grupos teatrais do interior, sendo uma porta de entrada para grupos de outras cidades que tem qualidade e poucas chances de mostrar seu trabalho ao público maior; difundindo espetáculos do melhor nível, principalmente para o estudante e a comunidade como forma de desenvolvimento cultural; promovendo o debate e a critica sobre as condições em que se encontram as atividades teatrais em Pernambuco.
Inúmeros benefícios para a população através dos aspectos culturais, da convocação e da mobilização de pessoas, grupos e organizações. Essas ações têm como foco a cultura como instrumento de construção de identidade e cidadania, com o processo que é vivenciado pela comunidade. Fortalecendo o sentido de pertencimento social, contribuindo para a ampliação das possibilidades de vida e de escolhas. No aspecto econômico, como gerador de renda por meio de ação dos agentes culturais, diretores de colégios, já que envolvemos os colégios da cidade; arte-educadores, artistas, professores e cidadãos que entendem a cultura no seu sentido mais amplo, como direito, comportamento econômico.
O diferencial é o conjunto de atividades que desperta no público curiosidade e satisfação pelas “cenas curtas”, independente da idade. O festival é uma contribuição significativa para a cultura pernambucana à medida que reúne, em um curto espaço de tempo, um grande numero de cenas curtas, proporcionando cursos e debates sobre dramaturgia e realização de cursos e workshops de cenografia, iluminação, interpretação e direção.
CONCEITO:
O Festival tem o caráter de estimular o interesse pelas cenas curtas, e o entusiasmo pelas artes cênicas com o público de Caruaru, e os artistas do Estado de Pernambuco. Incentivando o estudo e a história do teatro, visando uma sadia formação cultural através da dramaturgia.
FOCO DE ATUAÇÃO:
Difundir a cultura e cidadania, tornando o público jovem e adulto, esclarecido e comprometido com a construção de uma sociedade mais digna e justa.
Companhias e grupos teatrais do estado poderão participar e ao mesmo tempo reciclar com técnicos analisando seus trabalhos.
Adquirir aprimoramento técnico, estético e teórico, condicionando a arte teatral como meio de formação e transformação.
Promover o intercambio cultural entre os artistas das cidades de Pernambuco, fortalecendo o movimento, a partir do público que os projetos irão atingir.

JÔ ALBUQUERQUE - Presidente da ASSARTIC 2006 a 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário